Entre domingo (4/8) e segunda-feira (5/8), Defesa Civil do RS alerta para fortes chuvas, descargas elétricas e possível queda de granizo
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, neste sábado (3/8), alertas sobre riscos de inundação e de fortes chuvas no estado. As previsões são válidas para domingo (4/8) e segunda-feira (5/8).
“Uma frente fria estacionada sobre o Rio Grande do Sul, aliada ao fluxo de umidade vindo do Norte do país, favorecem as chuvas fortes e persistentes sobre boa parte do estado”, informa o órgão.
No domingo, a previsão é de volumes entre 50 mm e 90 mm/dia, podendo passar dos 120 mm/dia nas Missões e no Sudeste do Rio Grande do Sul, próximo à Costa Doce. Podem ocorrer temporais pontuais no Oeste, na Campanha, nas Missões e no Noroeste.
Na segunda-feira (5/8), a previsão é de chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
As bacias da parte Sul do estado entram em alerta de inundação nas seguintes regiões: Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Baixo Jacuí, Guaíba, Camaquã e Mirim-São Gonçalo.
“Nessa condição é apontado o risco de elevação em arroios, córregos e rios menores, com possibilidade de pequenas inundações em regiões ribeirinhas”, detalha a Defesa Civil.
Tragédia no Rio Grande do Sul
Entre abril e maio, chuva forte e inundações provocaram uma tragédia climática no Rio Grande do Sul, provocando pelo menos 180 mortes. A chuva forte no estado começou em 27 de abril, em Santa Cruz do Sul, e afetou 478 municípios — 96% do total do estado. A água sobrecarregou as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí, que transbordaram.
Metrópoles