A partir de agora, Santa Catarina passa a contar com mais uma estratégia para ajudar a reduzir a gravidade dos pacientes com dengue que chegam à rede de saúde.
O lançamento do aplicativo Protocolo Dengue, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e compartilhado com os estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), aconteceu nesta quarta-feira, 27, na sede da Defesa Civil estadual.
O objetivo da plataforma para manejo clínico de casos é dar agilidade e suporte aos profissionais de saúde.
O aplicativo permite a identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente através de características, sinais e sintomas.
Os grupos da classificação de risco são A, B, C e D, eles se diferenciam pelos sintomas, sinais de alarme e características sociais e demográficas dos indivíduos.
Para a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, entre as ações de combate e controle da dengue essa nova tecnologia é mais uma delas.
O painel vai auxiliar na aplicação do tratamento adequado e oportuno para evitar o agravamento do quadro clínico dos pacientes e possivelmente um óbito:
SONORA
A nova tecnologia pode ser acessada em https://protocolodengue.saude.sc.gov.br/app_dengue/
De acordo com o Painel de Monitoramento, o estado tem 85.485 mil casos prováveis de dengue, com 40 óbitos confirmados.
O post Dengue em SC: Estado lança APP para auxiliar na redução de casos graves da doença apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.