A educação alimentar é uma prioridade para o Governo de Santa Catarina. Todas as escolas da rede estadual fomentam o desenvolvimento da autonomia e proporcionam uma alimentação saudável, desde os estudantes mais novos. Esse trabalho é realizado de forma multidisciplinar, através de uma série de práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e seguindo as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, destaca que o estado tem investido cada vez mais em projetos de hortas pedagógicas e outros voltados à Educação Alimentar e Nutricional, com a contribuição fundamental da equipe de nutricionistas.
A Secretaria de Estado da Educação (SED) conta com nutricionistas nas Coordenadorias Regionais de Educação em todo o estado para acompanhar de forma mais próxima as unidades da rede. Esses profissionais atuam na fiscalização da qualidade da alimentação escolar, desenvolvendo ações de educação alimentar nutricional e monitorando o estado nutricional, sempre em parceria com os gestores escolares.
Atualmente, a SED disponibiliza cardápios variados e balanceados, com fontes de proteína e carboidratos, saladas e frutas em todas as refeições.
Os cardápios também são adaptados para aqueles estudantes que possuem necessidades alimentares especiais, como intolerância à lactose, alergia à proteína do leite (APLV), diabetes, doença celíaca, entre outros.
Repórter: Marcos Cassettari
O post Dia do Nutricionista: Governo de SC aposta em trabalho multidisciplinar para estimular Educação Alimentar e Nutricional apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.