O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) oficializou nesta semana a dispensa de licitação para a reabilitação da passarela de pedestres no km 123 da BR-480, no acesso a Chapecó. A estrutura foi derrubada por uma carreta em janeiro deste ano, após o veículo enroscar na passarela.
A oficialização ocorreu após elaboração do projeto de recuperação e cumprimento dos trâmites administrativos necessários para a contratação. Isso permite ao Dnit, nos próximos dias, assinar o contrato e dar ordem de serviço para início dos trabalhos.
O contrato feito de forma emergencial prevê um investimento de R$ 1,3 milhão para recuperar a estrutura, com prazo de cerca de 9 meses de serviço. A obra será voltada a reimplantar a passagem de pedestres nos cerca de 20 metros de vão central da rodovia, preservando os pilares e armações que não foram danificados no acidente. Também estão no pacote de serviços de plantio de grama, recuperação de drenagem, guarda-corpo, sinalização, entre outras melhorias.
O trânsito sofrerá alterações durante o período de obras e as restrições serão informadas previamente pelo Dnit.
Acidente
Parte da estrutura desabou após a colisão provocada por uma carreta com carga especial em 21 de janeiro deste ano. O veículo de uma empresa do Rio Grande do Sul transportava uma caldeira e foi retido pela PRF para verificação da carga e se possuía AET (Autorização Especial de Trânsito).
Fonte: Oeste Mais