Donald Trump voltará à presidência dos Estados Unidos após conquistar o número necessário de delegados no Colégio Eleitoral. Ele conseguiu superar a candidata democrata Kamala Harris, que tinha preferência maciça sobretudo de celebridades.
A vice-presidente, que também contou com o apoio do atual presidente Joe Biden, foi derrotada por uma margem inesperada. Isso porque Trump somou 267 delegados contra 224 de Harris. Apesar das previsões iniciais de uma disputa acirrada, entretanto, o empresário garantiu a vitória com uma vantagem expressiva.
Donald Trump se prepara para um segundo mandato, após ter deixado o cargo em 2020, quando Biden – que aliás tinha Kamala como vice – o derrotou. As redes de televisão basearam as projeções em votos contados em vários estados e cálculos sobre as cédulas pendentes.
Bolsonaro comemora e exalta retorno de Donald Trump
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), se manifestou em comemoração à vitória de Trump nesta quarta-feira, 06 de novembro.
Em uma longa publicação nas redes sociais, Bolsonaro expressou apoio ao republicano e fez um apelo aos brasileiros para que se inspirem na postura de Trump.
“Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades”, escreveu Bolsonaro.
Jair Bolsonaro e Donald Trump, que desenvolveram uma relação próxima durante o primeiro mandato do americano, continuam a trocar elogios e apoio mútuo em questões políticas, especialmente nas redes sociais.
Filho de Fred e Mary Anne Trump, Donald Trump cresceu em uma família do ramo da construção civil. Depois de se formar na Universidade da Pensilvânia, ele assumiu o comando da empresa da família em 1971, transformando-a na conhecida Organização Trump.
A trajetória do empresário na política começou em 2016, quando se candidatou pela primeira vez à presidência e venceu, tornando-se uma figura marcante na política americana.
O primeiro mandato de Trump é amplamente lembrado por seu foco em crescimento econômico, um tema que ainda lhe rende grande apoio entre os eleitores. Essa reputação, somada ao descontentamento com a atual administração, contribuiu para seu retorno à Casa Branca.
ofuxico