A Polícia Civil de Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira (21) que apreendeu 100 gramas da droga K9 — também chamada de “spice” e que provoca um ‘efeito zumbi’ em usuários. A substância, localizada em São José, na Grande Florianópolis, em uma ação na sexta-feira (16), passou por uma análise que confirmou a origem da droga.
A k9 foi apreendida em uma encomenda no centro de distribuição dos Correios. Segundo o delegado Walter Loyola, ela veio de São Paulo. O destinatário dela, de Santa Catarina, já foi identificado e está sendo investigado. A expectativa de Loyola é concluir o inquérito sobre o caso em até 30 dias.
Com a confirmação da droga, as autoridades catarinenses estão em alerta. Conforme o delegado, a investigação em curso busca impedir que novas remessas da substância cheguem ao Estado.
Na mesma ação de sexta, os policiais encontraram 2.500 comprimidos de ecstasy, 1 quilo de cocaína, 100 gramas de haxixe e 50 gramas de crack. Uma arma de fogo antiga também foi apreendida.
PERIGOS
Os efeitos das drogas K nos corpos das pessoas ainda são uma incógnita, mas os especialistas descrevem alguns sintomas (leia mais aqui)
– causam dependência
– atinge diversas regiões do corpo
– tem potencial para aumentar a depressão
– aumento da frequência cardíaca
– ataques de raiva e agressividade
– paranoia
– ansiedade
– alucinações
– convulsões
– insuficiência renal
– arritmias cardíacas
– morte
Fonte: G1/SC