Nesta terça-feira (5), dia em que os eleitores estadunidenses vão às urnas para escolher seu próximo presidente, um homem tentou entrar no Capitólio, sede do legislativo dos Estados Unidos, na capital Washington, com uma tocha, um sinalizador e um recipiente que continha uma substância com cheiro forte, supostamente combustível. Ele foi preso na entrada.
Foi justamente o cheiro forte do recipiente que fez a Polícia do Capitólio desconfiar dele. Segundo os policiais, o carro do homem estava parado a vários quarteirões de distância.
Homem portava uma tocha e um sinalizador
Além do recipiente com cheiro forte de combustível, ele também carregava uma tocha e um sinalizador. A Polícia do Capitólio não informou de que maneira os objetos estavam sendo carregados, mas fechou a área de visitantes do prédio.
O homem alegou que tinha alguns papéis para entregar no Congresso. O caso segue sendo investigado pela polícia estadunidense.
“Nossos policiais acabaram de prender um homem, detido durante nosso processo de triagem no Capitol Visitor Center (CVC). O homem cheirava a combustível, tinha uma tocha e uma pistola sinalizadora”, disse a polícia do Capitólio em um comunicado emitido na rede social X.
Capitólio foi invadido após as últimas eleições nos EUA
Após a derrota de Donald Trump nas eleições de 2020, alguns apoiadores do republicano entraram em confronto com a polícia ao tentarem invadir o Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021, dias antes da posse de Joe Biden, com o objetivo de barrar a certificação da vitória do democrata.
A ação terminou com seis mortos, mas não impediu a posse de Biden, que assumiu o cargo no dia 20 de janeiro.
ND+