A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de Chapecó, realizou, na última sexta-feira (01), a incineração de grande quantidade de drogas ilícitas das mais variadas espécies, apreendidas em múltiplos procedimentos lavrados pelas delegacias de polícia da cidade e região, totalizando três toneladas, uma das maiores quantidades já incineradas em Chapecó. A ação foi acompanhada por equipe da vigilância sanitária.
A intensa atuação da investigação da Polícia Civil nos casos de tráfico de drogas e afins acarreta inúmeras apreensões de substâncias ilícitas, as quais regularmente passam por análise pericial pela Polícia Científica, subsidiando a atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário à responsabilização dos criminosos nos processos judiciais.
Após os trâmites legais, então, é realizada a destruição das substâncias por incineração, sendo a medida essencial ao afastamento e retirada de circulação de tais substâncias nocivas, fazendo parte da cadeia de diligências de polícia judiciária, indispensáveis à proteção da sociedade.