A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia da Fronteira da de Xaxim (DPCO-FRON/XAXIM), realizou a operação “Templários”, na manhã desta quarta-feira (18). Quatro homens foram detidos e todos foram localizados no Bairro Santa Terezinha em Xaxim.
Durante a operação foi dado cumprimento a dois mandados judiciais de prisão preventiva, em face de dois homens, sendo um de 19 anos, natural de Xaxim, outro de 20 anos, natural de Abelardo Luz, e um mandado de internação provisória, em face de um adolescente de 17 anos, natural de Xaxim. Ocorreu na operação, uma prisão em flagrante por tráfico de drogas de um homem de 21 anos, natural de Xavantina
Foram realizados também 15 mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar, referente a uma investigação de combate ao crime de organização criminosa, tráfico de drogas, homicídios, ameaça contra polícias em que há fundados indícios de que os investigados fazem parte e prestam auxilio a facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense) que esta agindo no município de Xaxim/SC.
Ainda durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos quinze aparelhos celulares, um notebook e duas lunetas, além duas frações de substância semelhante a maconha.
Após os procedimentos realizados na Delegacia de Polícia Civil, os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Chapecó e o adolescente infrator ao CASEP de Joaçaba, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Os Delegados de Polícia da Comarca de Xaxim, Fernando Callfass e Gustavo Oliveira enaltecem a participação dos policiais civis que, mesmo num dia chuvoso e expostos a situação da pandemia mundial do coronavírus, demostram grande profissionalismo e comprometimento com a segurança pública.
União de esforços
A operação contou com a participação de 40 policiais civis. Com apoio dos Policiais Civis de Lajeado Grande, Marema, Entre Rios, do Canil da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, do Canil da Polícia Civil de Xanxerê, além dos Policiais Civis da DIC de Xanxerê, Faxinal do Guedes, da Comarca de Xanxerê, Ponte Serrada, Abelardo Luz, Quilombo e da DIC de São Lourenço do Oeste e do GAECO de Chapecó.
Operação Templários
O nome da operação faz alusão a Ordem dos Cavaleiros Templários, uma Ordem Cavalheiresca que nasceu para proteger os peregrinos cristãos durante suas movimentações a Terra Santa na Idade Média. No dia 18/03/1314, o Líder dos Templários Jacques Demolay foi queimado vivo em Paris.