A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que possui unidade em Blumenau e fechou parceria para produzir para a Shein, afirmou ao Sindicato dos Trabalhadores Têxtis (Sintrafite-SC) que irá fazer uma demissão em massa no mês de julho na cidade de Santa Catarina. A informação está em um ofício encaminhado pela empresa à categoria na sexta-feira (30).
Segundo a diretoria do sindicato, o documento citava 841 funcionários demitidos. No entanto, em reunião, a empresa afirmou que os desligamentos de aproximadamente 700 trabalhadores começariam a partir da próxima semana.
A reportagem tentou contato com a empresa desde segunda-feira (3) por telefone e e-mail. Até a última atualização do texto não houve retorno. A fábrica de Blumenau emprega pouco mais de 1,2 mil pessoas.
No ofício encaminhado aos trabalhadores de Blumenau, a Coteminas afirmou que iria parcelar as rescisões em até 15 vezes. O documento também cita que a empresa tem “a necessidade de realizar desligamentos de funcionários no mês de julho, para podermos manter a continuidade da operação”.
A rescisão de um contrato de trabalho está prevista nos artigos 477 a 491 da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT.
Fonte: G1 SC