Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 19, seis escolas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina foram reconhecidas como referência em alfabetização na 2ª edição do Prêmio Lume. No evento, realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em Florianópolis, os certificados foram entregues a uma escola estadual e uma municipal de cada mesorregião de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul, Vale do Itajaí, Serra, Norte e Oeste. O reconhecimento reforça mais uma vez a alfabetização como uma prioridade em Santa Catarina.
A atual gestão do Governo do Estado construiu, em regime de colaboração, a Política de Alfabetização do Território Catarinense, que começou em 2023. A ação, que é inédita na história de Santa Catarina, teve como ponto de partida dois seminários presenciais, em Fraiburgo e Lages, e contou com a participação de representantes de diversas instituições como União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), universidades, professores alfabetizadores e outros.
Durante a cerimônia do Prêmio Lume, ocorreu o lançamento do novo Programa Aviso por Infrequência de Aluno (APOIA). – Foto: Marina Simões/SED
Novo APOIA
Ainda durante a cerimônia do Prêmio Lume, aconteceu o lançamento do novo Programa Aviso por Infrequência de Aluno (APOIA). A iniciativa visa garantir a permanência de crianças e adolescentes de 4 a 18 anos incompletos na escola para que consigam completar todas as etapas da Educação Básica.
“Temos que olhar o APOIA para além de uma ferramenta, e sim, priorizar o cuidado e a atenção que precisamos ter com cada estudante porque a criança e o adolescente não esperam. A gente precisa agir com eles e para eles todos os dias”, destacou a secretária adjunta do Estado da Educação, Patrícia Lueders.
Atualmente, o APOIA tem uma página online bastante intuitiva, funcional e automatizada para facilitar o acompanhamento dos índices de infrequência e, assim, atuar como uma ferramenta para assegurar o direito à educação aos estudantes. O programa é uma parceria do Governo de Santa Catarina com os municípios catarinenses, Ministério Público e Conselho Tutelar.
Confira as escolas estaduais vencedoras do Prêmio Lume
Mesorregião do Oeste Catarinense
Escola de Educação Básica João XXIII, do município de Maravilha.
Mesorregião do Norte Catarinense
Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski, do município de Itaiópolis.
Mesorregião Serrana
Escola de Educação Básica Santa Teresinha, do município de Curitibanos.
Mesorregião do Vale do Itajaí
Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Muller, do município de Blumenau.
Mesorregião da Grande Florianópolis
Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker, do município de Santo Amaro da Imperatriz.
Mesorregião do Sul Catarinense
Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, do município de Araranguá.
O post Escolas da rede estadual de SC recebem Prêmio Lume de referência em alfabetização apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.