Na manhã desta sexta-feira (05), a escritora Roseana Murray foi atacada por três pitbulls em Saquarema, região dos Lagos do Rio de Janeiro. O corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 6h, para socorrer a autora de obras infanto-juvenis na Avenida Ministro Salgado Filho. A vítima perdeu o braço e uma orelha durante o ataque.
Segundo informações do SBT News, os responsáveis pelos animais foram presos por maus-tratos. Conforme a polícia, outro membro da família também foi detido por adulterar o número de sinal identificador de veículo automotor, depois de uma motocicleta que tinha numeração raspada ser identificada.
Segundo o delegado responsável pelo caso, os animais estavam desnutridos e viviam em um local apertado e em mau estado. Eles devem ser encaminhados para um Centro de Abrigo para animais da cidade.
Para adulterar o número de sinal identificador de veículo automotor, a pena pode ser de três a seis anos de reclusão e multa. Já para maus tratos de animais a prisão pode chegar a cinco anos, mais proibição da guarda e multa.
Estado de saúde da escritora
Familiares de Roseana informaram que “metade de Saquarema” está no hospital aguardando notícias da escritora e o médico da família está fazendo o acompanhamento clínico da autora na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, onde ela segue internada em estado grave.
Roseana é formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, na Universidade de Nancy. Começou a escrever poesia para crianças no começo dos anos 1980. Atualmente, possui 100 livros publicados. Ela recebeu o prêmio de melhor poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil quatro vezes, o Troféu APCA, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor livro infantil e integrou a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY).
Fonte: SCC10.