Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
O Governo do Estado está ampliando o serviço aeromédico em Santa Catarina. A partir desta quarta-feira, 10, as emergências das regiões Meio e Extremo Oeste serão atendidas por uma aeronave que terá sua base em Joaçaba. Com mais esta ação, a cobertura aeromédica do estado garante que todo catarinense está a 20 minutos de ser socorrido por uma aeronave, com atendimento rápido e de qualidade. A entrega da aeronave e de uma ambulância inter-hospitalar foi feita pelo governador Jorginho Mello e reforça os serviços de saúde na região.
O governador Jorginho Mello ressaltou que uma aeronave da saúde na região representa segurança, agilidade e atendimento de qualidade nas situações de emergência. “Não será mais preciso a aeronave sair lá de Florianópolis para atender o Oeste, mais uma vez estamos encurtando as distâncias, trazendo os serviços de saúde pra perto de quem precisa. Em qualquer região do estado, todo aquele que precisar, em 20 minutos, uma aeronave com uma equipe médica estará à disposição para atender”, reforça o governador Jorginho Mello.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Fabiano Bastos das Neves, ressalta a importância desse reforço para o atendimento da população, completando a cobertura do serviço aeromédico no estado. “Essa entrega representa a atenção do Governo do Estado para atender as demandas de saúde do cidadão catarinense que vai contar com atendimento mais ágil e de qualidade”, acrescenta.
A aeronave, locada pelo Estado, com equipes do serviço aeromédico do SAMU, será utilizada para atendimentos da Saúde e ficará sediada em Joaçaba para servir às duas regiões.
“É um serviço inédito para o nosso município, temos apenas que agradecer ao Governo do Estado por essa parceria”, disse o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini.
Ambulância inter-hospitalar
Para reforçar o atendimento da saúde, o governador Jorginho Mello também entregou uma ambulância inter-hospitalar para o serviço de UTI móvel, com uma equipe responsável pela transferência de pacientes de leito referenciado e de UTI, dando suporte para as ambulâncias do SAMU.
Outros reforços
Também nesta quarta-feira, 10, em solenidade no aeroporto de São Miguel do Oeste, foram entregues sete novas ambulâncias para o Extremo Oeste. Sendo cinco de Unidades de Suporte Básico (USB) para os municípios de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Itapiranga e Maravilha. Uma ambulância da inter-hospitalar (UTI) para São Miguel do Oeste e uma ambulância (branca) para Romelândia, destinada ao transporte de pacientes pelos hospitais do município. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi de R$ 3,8 milhões.
“Essas unidades mostram o cuidado que nós temos com a vida do catarinense, entregando ambulâncias novas para aprimorar a agilidade do atendimento da região Oeste. Também entregamos uma ambulância inter-hospitalar, que irá agilizar ainda mais o atendimento entre os hospitais, tirando a necessidade de uma ambulância que está na rua, precise atender essa transferência”, disse a secretária de Saúde, Carmen Zanotto.
A secretária Carmen Zanotto também anunciou mais duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para Concórdia e uma USB para o município de Vargem, no Planalto Serrano.
São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, ainda receberam uma incubadora cada um. “Estamos cada dia mais próximos da população catarinense, ampliando a oferta de serviços através de novas aeronaves, ambulâncias e entregando novos equipamentos. Isso é resultado do trabalho que realizamos no ano passado de fazer um mapeamento de todo o estado para saber a carência de cada região”, informa Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.
Mais informações:
Jornalista: João Eduardo Cardoso Pinheiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
(48) 99919-1671
e-mail: joao.pinheiro@secom.sc.gov.br
O post Estado amplia serviço aeromédico e todo catarinense está a apenas 20 minutos de um atendimento por aeronave apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.