Um estudante relatou ter encontrado uma barata no meio do feijão dentro do próprio prato de comida no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O caso aconteceu no campus Trindade, em Florianópolis, no Litoral catarinense, onde são servidas aproximadamente 8 mil refeições por dia, entre almoço e jantar.
Em um vídeo publicado nesta terça-feira, dia 22, o estudante relata que percebeu o inseto em cima da colher assim que colocou o prato na mesa.
A assessoria de imprensa do gabinete da reitoria confirmou que o inseto foi encontrado no alimento e informou que todos os ambientes do restaurante são higienizados antes e depois das refeições, e que os serviços de desinsetização e desratização “estão em plena vigência”, sendo feitos por uma empresa terceirizada (veja nota completa abaixo).
Conforme o g1, a reitoria ainda informou que o caso aconteceu durante o jantar no sábado, dia 19, e que apura como como e em que momento o inseto foi parar lá. O aluno, conforme a unidade, devolveu o prato à cozinha.
O estudante, que não quis ter o nome divulgado, disse que fez registros e comunicou funcionários logo após o fato. Eles chamaram o supervisor do restaurante.
“O supervisor chegou, disse ‘que estranho’, bateu foto, pareceu falar com alguém no celular, enviou um áudio, pediu pra que trocassem a “cuba” do feijão servido e retornou à cozinha levando o prato. Não me explicou nada, nenhuma orientação“, comentou o aluno.
Nota da UFSC
“O Restaurante Universitário do campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) adota procedimentos rigorosos para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos servidos aos usuários.
Os ambientes do Restaurante Universitário são higienizados antes e depois de todas as refeições, seguindo boas práticas de limpeza.
Serviços de desinsetização e desratização são prestados por empresa terceirizada, e atualmente os certificados destes serviços, realizados periodicamente, estão em plena vigência.
A direção do RU realizará uma averiguação dos fatos e uma verificação de procedimentos e protocolos com o objetivo de garantir que os alimentos continuem a ser produzidos com cuidado e higiene.”
Oeste Mais