Não é preciso inventar a roda para inovar. Alunas do primeiro ano do ensino médio do Colégio Metropolitano de Indaial descobriram no dia a dia como algo simples pode ajudar a transformar a vida das pessoas ao redor – e essa é a essência da inovação.
Julia de Souza Claudio, Yasmin Luiza Felipe e Isabel Nagel criaram uma versão alternativa e inspirada no clássico Uno com cartas em braille. A ideia surgiu depois que elas perceberam que uma colega de escola deficiente visual não conseguia jogar com os amigos.
O jogo adaptado segue as mesmas regras do tradicional, com cartas numeradas de 0 a 9 e outras com ações especiais. A diferença é que as quatro cores – amarelo, azul, vermelho e verde – foram substituídas por formas geométricas – círculo, quadrado, triângulo e hexágono – descritas em braille.
O projeto de Julia, Yasmin e Isabel foi um dos cerca de 120 inscritos na 5ª Feira de Inovação & Empreendedorismo, promovida pela Furb. Com exposições nesta semana no Centro de Inovação Blumenau (CIB), a iniciativa reuniu estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada de cidades do Vale Europeu, além de universitários.
O objetivo foi estimular os jovens a desenvolverem produtos, serviços e modelos de negócios, despertando desde cedo neles o senso de empreendedorismo para causas sociais, ambientais e da economia em geral.
NSC