A Estação de Tratamento de Água do Rio Cubatão, em Palhoça, recebe nesta semana a instalação de 804 paineis fotovoltaicos para geração de energia solar.
A unidade é a primeira da Casan a contar com energia renovável, um investimento de R$ 1,3 milhão, previsto em contrato entre a Companhia e a empresa B&F Solar, que ganhou a licitação.
Os painéis vão funcionar de forma plena a partir do primeiro semestre de 2025 e a economia gerada será de até R$ 300 mil por ano, o que representa 48% do que é gasto de energia pela estação, que tem capacidade para 180 milhões de litros de água tratada e abastece cinco municípios da Região Metropolitana (Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José, Biguaçu e Florianópolis).
A expectativa é que o valor investido nas placas retorne em até cinco anos, servindo de exemplo para a adesão da tecnologia em outras unidades.
A energia solar também deve ter impacto na redução de emissões de carbono provenientes do consumo de energia gerada em outros locais, como explica o engenheiro eletricista da Gerência de Políticas Operacionais da Casan, Diego Furlan Franceschette:
SONORA
O post ETA Cubatão é a primeira unidade da Casan a contar com energia renovável apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.