“Quando eu li o diagnóstico, eu custei acreditar que eu estava com câncer de mama. Foi um apagão, não sei como eu fiz o trajeto da unidade de saúde até a minha casa”. Esse é um relato de Neusa Mazzola, psicóloga de Xaxim que venceu o câncer de mama e hoje inspira outras pessoas a terem coragem para vencer os seus desafios.
Tudo começou em 2019 quando Neusa descobriu a doença. Ela não teve um diagnóstico precoce em virtude de que os exames e análises médicas não eram precisas. Ela continuou a buscar saber o que estava lhe acontecendo porque sentia dores, tinha dificuldades com seu corpo que não sofria antes deste período. Foi aí que recebeu o temido reconhecimento de que seu corpo estava doente.
“Eu vivia um momento muito bom profissionalmente mas no meu íntimo eu sabia que algo estava errado, eu me sentia muito cansada antes do diagnóstico. Foram momentos de muita dúvida. Foi realmente um baque, a minha fé estava abalada. “, comenta Neusa.
Mas, para vencer o câncer é preciso ter apoio, e esse apoio veio de sua família e da busca por profissionais, “O que fez a diferença nos meus dias foi o suporte da minha família e também as terapias que realizei com psicóloga. O câncer é uma doença que me arrepia até hoje. Eu precisei manter a minha mente sadia para passar pelo tratamento, ficar sem o meu cabelo, não poder comer o que eu gostava”.
Sobre a sua fé, Neusa disse que em vários momentos no início do seu tratamento, duvidou se Deus realmente existe. “Eu cheguei a dizer, ‘que Deus é esse?’, a minha raiva estava acentuada, por acreditar ser injusto ter de passar por tudo isso. Em certo momento, fui na igreja e ao conversar com o frei e ali eu comecei a entender que Deus é maravilhoso. Hoje esse pensamento está realmente presente na minha vida, porque eu estou aqui e posso ajudar e contribuir com outras pessoas através do meu testemunho. Eu tinha que passar por esse processo para ver que a minha força chegaria com o apoio de Deus”.
Ao ser indagada sobre qual é a mensagem que Neusa deixaria para as pessoas que podem estar passando pelo processo que ela passou, ela relata que “a família é a base, a família precisa se estruturar e saber lidar com a situação. E também ninguém é forte o tempo todo. É necessário compreender os nosso limites e nos permitirmos a entender e viver o que está acontecendo, isso deve ser buscado através de terapias, assim como eu fiz”.
Foi neste ano, mesmo após ter passado pelas quimioterapias, que Neusa pode dizer que venceu a doença. “Eu sigo ainda tomando um certo medicamento e a cada tempo tenho avaliações, mas graças a Deus posso dizer que venci o câncer através do últimos exames realizados”, finalizou.
Atualmente, Neusa esta com a sua rotina em plena normalidade, onde atende seus pacientes e busca a cada dia inspirar coragem para as pessoas à sua volta.