Matteus Amaral, vice-campeão do BBB24, se autodeclarou preto/pardo para ingressar no curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em 2014. A informação foi confirmada pela instituição ao jornal Folha de S. Paulo.
O instituto alega que “naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato”, disse o IFFar. Na época, nenhuma denúncia foi feita contra Matteus.
A instituição também explicou que a política nacional de cotas foi sendo aperfeiçoada com o tempo. Desde 2022, por exemplo, a faculdade adotou mecanismos implantados de heteroidentificação nas seleções dos alunos.
“Atualmente, cada campus do IFFar possui uma comissão composta por três pessoas titulares e duas suplentes que atua em todos os processos de seleção dos estudantes”, explicou outro trecho da nota.
O Edital no 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção daquele ano, mostra que um estudante de nome Matteus Amaral Vargas, o mesmo do ex-BBB, se autodeclarou ‘preto’ para cursar o bacharelado em Engenharia Agrícola, em Alegrete, no Rio Grande do Sul. Alegrete também é o nome da cidade em que o ex-BBB nasceu e ‘popularizou’ durante sua passagem pelo reality.
O caso ganhou repercussão após uma publicação nas redes sociais trazer o assunto à tona.
O Terra entrou em contato com a assessoria de Matteus Amaral, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Foto: Reprodução/IFFar
Fonte: Terra Notícias
Foto: Reprodução/Redes Sociais