Saiba como identificar resquícios de ouro no lixo
Já pensou em achar ouro no lixo? A mineração está prestes a passar por uma revolução graças à inovação da mineração urbana. Ao invés de escavar grandes depósitos de minérios, os mineradores urbanos agora voltam a atenção para uma fonte crescente de recursos: os circuitos eletrônicos, conhecidos como placas de circuito impresso (PCBs), encontradas em pilhas de lixo eletrônico.
De acordo com estimativas, uma tonelada de PCBs pode conter até 150 gramas de ouro puro, além de outros metais valiosos como prata, paládio e cobre.
Esse tipo de mineração urbana pode gerar um retorno significativo, com um valor superior a 19 mil euros por tonelada, muito mais do que os tradicionais depósitos de ouro, segundo dados do jornal The Economist.
Ouro no lixo eletrônico
Em 2022, o mundo descartou aproximadamente 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico, mas menos de um quarto desse total foi reciclado de maneira formal.
Grande parte desse lixo contém PCBs que, quando não tratados corretamente, são frequentemente queimados ou dissolvidos em ácidos fortes. Isso torna o ouro e outros metais inutilizáveis.
Em resposta a esses desafios ambientais, estão sendo desenvolvidas novas alternativas para a reciclagem de PCBs, e uma das mais promissoras é o uso de bactérias para extrair ouro e outros metais preciosos de maneira mais limpa e eficiente.
ndmais