A festa em honra à São Cristóvão, foi marcada por momentos de fé, companheirismo e solidariedade. Entre os dias 24 e 28, a 36° edição do movimento que faz homenagem ao colono e o motorista, no bairro Dr. Ari Lunardi, fez jus ao seu histórico de ser uma festa marcante no município de Xaxim. Neste domingo (28), o evento reuniu centenas de famílias de diversas localidades.
Logo pela manhã, uma grande névoa cobria a cidade de Xaxim, como é característico nos dias de inverno. Entretanto, seguindo a tradição, estiveram em procissão os veículos com saída da praça Frei Bruno em direção à igreja do bairro Dr. Ari Lunardi, onde estavam o Frei Gilson Kammer e os Ministros, os abençoando. Neste momento, também estiveram presentes o Vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza e o Secretário de Saúde Davi Provenzi Machado.
Após a procissão, o sol apareceu, iluminando e aquecendo o ambiente xaxinense, onde ocorreu a missa, seguida do almoço. A tarde, o destaque ficou para o leilão de bolos, bingo e uma campanha de recolhimento de lacres de latas para contribuir com a Apae de Xaxim.
Uma moradora do bairro Ari Lunardi, que prestou serviço voluntário em ajudar na realização da festa, disse que tudo ocorreu como o combinado. “É uma grande festa que exige muita dedicação. Recebemos a população com carinho e esperamos que todos tenham gostado de participar”, comentou.
O padroeiro dos motoristas
São Cristóvão é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes, já que um dia carregou o menino Jesus nos ombros.