A crise envolvendo a CBF pode ter uma consequência drástica para a Seleção Brasileira. Isso porque uma intervenção provocada pela Justiça comum pode fazer a Fifa excluir o time canarinho da Copa do Mundo de 2026.
Por uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, foi retirado do cargo. Para seu lugar foi nomeado provisoriamente um interventor, José Perdiz. O problema é que a Fifa não aceita a interferência do judiciário em decisões que envolvem o esporte. Salvo decisões da Justiça Desportiva.
O afastamento de Ednaldo se deve a eventuais irregularidades no processo eleitoral que o conduziu ao posto. O assunto vem sendo apurado, mas a Seleção Brasileira ligou o sinal de alerta sobre o tema.
Fifa enviou ofício para a CBF
A entidade máxima do futebol mundial não anunciou nenhuma ameaça. Mas uma fonte ligada à CBF informou que este assunto virá à tona na visita que visita que as delegações da Fifa e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) farão ao país em janeiro de 2024. As entidades querem acompanhar de perto o que está acontecendo na CBF.
Vale lembrar que no dia 7 de dezembro a Fifa enviou um ofício para a CBF alertando que decisões jurídicas não podem interferir na entidade. A Fifa historicamente afasta seleções de torneios internacionais quando acontecem situações como essa. O primeiro alerta de uma ameaça que pode tirar a Seleção Brasileira da Copa do Mundo.
Fonte: NDmais. / Imagem: Rodrigo Ferreira-CBF.