Três filhotes de gato-mourisco ou jaguarundi foram encontrados na comunidade de linha Taquarinha, no interior de Planalto Alegre, no Oeste de Santa Catarina. Os felinos estão em uma propriedade rural desde a terça-feira (15). A Polícia Militar Ambiental já foi acionada.
Tauana Soranço e o pai encontraram os animais na tarde de terça após ouvirem sons semelhantes a miados. “Encontramos um embaixo de um pessegueiro e os outros dois embaixo de uma jabuticabeira, imaginamos que fossem irmãos”.
Os filhotes se apresentaram ariscos e não permitiram com ninguém se aproximasse, um dos gatos estava com um machucado nas pernas. Tauana conta que tentou ligar para a Polícia Militar Ambiental.
“Até tentamos dar comida, mas não funcionou. Meu pai conseguiu pegar eles com uma luva e assim pode juntar os três e colocar em uma caixinha para ficarem mais protegidos. Depois disso, aí sim conseguimos dar um pouco de carne para eles”.
Esses animais são considerados vulneráveis pela perda do habitat, explica Jackson Preuss, biólogo da região. “O que provavelmente aconteceu com esses animais é que os pais saíram para caçar e deixaram eles e depois viriam buscar”.
A Polícia Militar Ambiental informou que recebeu a informação sobre os animais e deve resgata-lós durante a tarde desta quarta-feira (16). Após o resgate, a guarnição deve encaminhar os filhotes para o hospital veterinário de Xanxerê.
O biólogo explica que os animais devem ser deixados no lugar, quando encontrados na natureza. Jackson ressalta que só devem ser acionadas a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros, nos casos onde os animais estejam em risco.
Esse felídeo, geneticamente próximo do leão-baio, é um pouco maior que um gato doméstico. Possui pelagem de vermelho à cinza escura. Alimentam-se de ratos, aves e tatus. E vive em boa parte da América, desde os Estados Unidos até a Argentina.
Fonte: ND+