A Sauber anunciou nesta segunda-feira a contratação de Gabriel Bortoleto, que competirá na Fórmula 1 a partir da temporada 2025. Esta é a primeira vez desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017, que o Brasil volta a ter um piloto titular na categoria.
Com apenas 20 anos, o paulista terá como companheiro de equipe o experiente Nico Hulkenberg, atualmente piloto da Haas.
Concorrência era forte
Para conquistar a vaga, Bortoleto superou pilotos como Valtteri Bottas, Mick Schumacher e Théo Purchaire, candidatos que também estavam nos planos da Sauber. A escolha final veio após a McLaren e a Sauber chegarem a um acordo, que permitiu ao jovem talento brasileiro garantir o contrato em definitivo.
Bortoleto impressionou em Monza
Bortoleto chamou a atenção da Sauber após impressionar no GP de Monza, em setembro, quando venceu na Fórmula 2 saindo da última posição. Esse desempenho, somado à liderança na F2, despertou o interesse da escuderia suíça, que atualmente ocupa a última posição no Mundial de Construtores, mas projeta um futuro promissor com a entrada da Audi como proprietária em 2026.
As negociações entre o piloto e a equipe avançaram durante o GP de São Paulo, realizado em Interlagos, e garantiram sua entrada definitiva na Sauber. Andrea Stella, chefe da McLaren, equipe da qual Bortoleto faz parte do programa de desenvolvimento, afirmou que não iria impedir a transferência.
Gabriel Bortoleto repetiu feito de Leclerc e Russell
Bortoleto iniciou sua carreira no kart aos sete anos. Seu destaque internacional veio em 2018, com o terceiro lugar no campeonato europeu e mundial júnior de kart. Em 2020, ele fez a transição para os monopostos e competiu na F4 Italiana, terminando entre os cinco primeiros. Após passar pela Fórmula Regional Europeia, ele teve um grande salto na F3, onde foi campeão em 2023 em sua temporada de estreia.
Com sua liderança na Fórmula 2 em 2024 e uma possível conquista do título, Bortoleto repete um feito raro, alcançado por nomes como Charles Leclerc e George Russell, ao vencer a F3 e a F2 em temporadas consecutivas.
Vale ressaltar que o piloto é agenciado pela A14 Management, empresa do bicampeão Fernando Alonso.
ofuxico