O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai participar da cúpula de líderes do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. A presença do democrata foi confirmada pela Casa Branca nesta quinta-feira (7) , após a derrota do partido nas eleições presidenciais.
lém da presença no Brasil, Biden confirmou participação na reunião de líderes econômicos da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Lima, no Peru. O presidente Lula, que também participaria do evento, cancelou a viagem após cair no banheiro e sofrer um corte em outubro.
Nesta quinta-feira, Biden também se pronunciou pela primeira vez após a derrota de sua vice, Kamala Harris, para o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais. Ele disse ter parabenizado Trump e garantido uma transição pacífica e ordenada.
G20 vai discutir pobreza, mudanças climáticas e economia
O G20, também conhecido como Grupo dos Vinte, reúne os países com as maiores economias do mundo anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. A cúpula de líderes, da qual Biden vai participar, é um dos principais momentos do evento, pois reúne os chefes de estado ou de governo dos países membro.
Atualmente, o Brasil é o presidente do G20 e elencou como assuntos prioritários questões como o combate à fome, pobreza e desigualdade, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.
ND+