Um galo que estava preso em uma caminhonete no sol foi resgatado pela Guarda Municipal de Florianópolis. Depois de ser retirado do veículo, o animal recebeu água e comida. O motorista não foi encontrado.
O caso ocorreu na quarta-feira (11). A Guarda Municipal foi chamada por um comerciante no Centro da cidade.
Ele relatou aos agentes que o galo estava debilitado por causa do calor dentro da caminhonete. Nesse dia, a temperatura máxima chegou a 31ºC em Florianópolis, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
Após o galo ser retirado e receber os primeiros cuidados, a Guarda Municipal tentou, por muitas vezes, encontrar o motorista, porém sem sucesso. A ave foi levada para um lar provisório.
A caminhonete também foi removida, por estar estacionada em local proibido.
Perigos para os animais
A prefeitura destacou que é importante que os tutores não deixem animais de estimação em locais que possam atingir altas temperaturas, como dentro de veículos. Pode ocorrer hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal.
Isso pode causar desmaios, convulsões e até a morte dos bichinhos. Além disso, o confinamento de animais em local inadequado pode configurar maus-tratos, crime previsto na lei ambiental número 9.605/98.
Fonte: G1 SC