O Plano Aeroviário de Santa Catarina (PAESC) foi entregue oficialmente pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) ao governador Jorginho Mello, nesta segunda-feira, 4/11, na sede da Facisc.
O documento define metas de desenvolvimento e planejamento da Rede Estadual de Aeroportos para curto, médio e longo prazos (até o ano de 2044).
Neste período a estimativa é de que o Governo de Santa Catarina tenha que investir mais de R$ 254 milhões para realizar obras e serviços recomendados para os aeroportos da rede estadual.
Para o governador Jorginho Mello, o trabalho não é mais no achismo, mas com dados importantes do setor:
O secretário da SPAF, Ivan Amaral, explica que desde 2009 não houveram investimentos maciços e sem planejamento os investimentos muitas vezes são perdidos:
O novo PAESC (versão 2024) reavaliou a estrutura e a classificação das unidades que compõem o sistema de aeródromos do Estado, observando-se as legislações aeroportuária e ambiental aplicáveis e em vigor.
O trabalho foi realizado pelo LabTrans, da UFSC, mesmo órgão que desenvolveu o Plano Aeroviário Nacional.
O coordenador do LabTrans da UFSC, comentou sobre o trabalho realizado e o planejamento de longo prazo para indicar prioridades de investimentos:
Fazem parte do Paesc, 19 aeroportos públicos, que foram classificados como Regional, Regional (pequeno porte), Metropolitano auxiliar, Turístico, Local e Complementar.
As análises levaram em conta informações sobre as possibilidades de expansão de infraestrutura, análise socioeconômica e o potencial de geração de viagens dos municípios, as áreas de influência, análise do transporte aéreo, com histórico de movimentação e previsões de demandas de passageiros, de cargas, de aeronaves de aviação geral e comercial e de ligações aéreas potenciais.
O post Governador Jorginho Mello apresenta novo Plano Aeroviário de Santa Catarina que planeja o setor para os próximos 20 anos apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.