Indicar às lideranças locais, investidores e empreendedores as principais atividades econômicas que se configuram como oportunidades para a criação de empreendimentos de micro e pequeno porte ou para a realização de investimentos de grande porte. Com esse objetivo a Administração Municipal de Xaxim, no oeste catarinense, iniciará a solução Levantamento de Oportunidades. Essa proposta faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
O Levantamento de Oportunidades estará alicerçado em dados expostos no estudo do Município em Números, que serão comparados com territórios definidos como unidades de referência. Isso permitirá a identificação de vazios econômicos e a análise de dinâmicas de formação de encadeamento produtivo local.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a metodologia utiliza parte de uma análise que busca o levantamento de dados que possibilitarão gerar indicadores e matrizes que nortearão a análise das potencialidades e da dinâmica competitiva local. “Esse estudo permitirá analisar Xaxim por meio de diversos players, apresentando uma síntese local com informações gerais, que darão suporte para quem deseja empreender tanto para elaborar o estudo de viabilidade quanto para tomada de decisão dentro do interesse específico”, antecipa.
O secretário de Administração, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Beto Grasel, comenta que o estudo também detalhará o potencial de consumo dos moradores, a média salarial local com comparativo na região, o volume de pessoas ocupadas, além do recorte sobre a economia e a identificação das atividades potenciais.
“Podemos simplificar essa solução com a elaboração de um documento sobre o potencial existente, as possibilidades para impulsionar o desenvolvimento territorial de Xaxim e a infraestrutura da região – com análise da distância de aeroportos e portos catarinenses. O desafio da gestão municipal é ter uma visão de longo prazo para o desenvolvimento econômico local, por isso contamos com o Sebrae/SC para identificar os setores prioritários de investimentos e assim elaborarmos políticas públicas de incentivo e fortalecimento desses pequenos negócios porque Xaxim é uma terra de oportunidades”, observa o secretário.
O estudo será elaborado pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Maria Gorete Hoffmann. O Levantamento de Oportunidades também apontará as características do mercado local e os 15 principais segmentos de oportunidades para quem deseja empreender no município.