O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, liberou a municípios atingidos por eventos meteorológicos das últimas semanas 37.685 telhas, 1.965 cumeeiras, 91 kits de acomodação e 102 colchões. Os itens de assistência humanitária representam um investimento de R$ 1.455.641,77 até o momento. A Defesa Civil vem acompanhando a situação e registrou ocorrências em pelo menos 18 municípios.
– O foco do Governo do Estado e da Defesa Civil é dar uma resposta sempre mais rápida – disse o chefe da DCSC, David Busarello. Ele apontou como exemplo a situação do município de Bom Jesus que, em menos de 17 horas, após a solicitação de apoio, recebeu carregamento de telhas que serão distribuídas para as famílias atingidas pelo granizo.
O suporte técnico para as prefeituras foi feito por cinco coordenadorias regionais da Defesa Civil. Por solicitação dos municípios, os coordenadores regionais vistoriaram e prestaram apoio na confecção dos documentos necessários para a decretação de Situação de Emergência.
Entre os municípios afetados estão Abelardo Luz, Bom Jesus, Canoinhas, Entre Rios, Ipuaçu, Lages, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço, Seara, São João do Sul, Timbó Grande, Vargeão e Xanxerê. Até o momento seis municípios decretaram Situação de Emergência: Abelardo Luz, Bom Jesus, Ipuaçú, Marema, Ouro Verde e Timbó Grande.
Foto: Divulgação / DCSC