As arboviroses, especialmente a dengue, têm representado um grande desafio para Santa Catarina.
Em 2024, foram notificados mais de 350 mil casos e 341 óbitos. Com a aproximação do período sazonal, que favorece a proliferação e a disseminação do mosquito vetor, as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (SED), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), estão unindo esforços para intensificar as ações de preparação e combate, diante do potencial aumento de casos nas próximas semanas, com mobilização nas escolas.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o foco é trabalhar em conjunto, estado e município, no combate à dengue:
SONORA
Para agilizar a mobilização, foram propostas duas atividades principais para o período de 7 a 14 deste mês.
A primeira envolve a inspeção das estruturas escolares, para que sejam corrigidas situações que possam contribuir com o acúmulo de água.
A segunda consiste em ações educativas voltadas aos alunos, visando a eliminação de locais com água parada tanto na escola quanto em casa.
Entre as atividades estão educação em saúde, ações lúdicas, apresentações teatrais, produção de materiais, uso de checklists para os pontos a serem verificados, além de parcerias entre as áreas de educação e saúde.
De acordo com Kleber Wan-Dall, presidente da FECAM, a prevenção à dengue depende do esforço e dedicação de todos os envolvidos, pois todos podem contribuir nesse sentido. “A prevenção à doença é um trabalho incansável que precisamos manter em nossos municípios”, orienta.
Com o intuito de agregar mais informações e conhecimento, a SES, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, dispõe de diversos materiais digitais que podem ser utilizados na ação e estão disponíveis no link https://dive.sc.gov.br/index.php/dengue, na aba “Mídias”.
O post Governo do Estado e FECAM se unem para intensificar ações de combate a dengue com mobilização nas escolas apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.