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Governo do Estado envia para Alesc proposta de descompactação com projeto que investe R$ 529,5 milhões na valorização dos professores

tabela dos professores.

O governador Jorginho Mello assinou, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, o projeto de lei que garante um aumento salarial a todos os professores efetivos do quadro de servidores da Educação.

A proposta foi enviada para a Assembleia Legislativa na noite desta segunda-feira, 16, e agora passará pela avaliação dos deputados catarinenses para ser aprovada.

Este projeto, no valor total de R$ 529,5 milhões, tem como principal objetivo diferenciar os rendimentos dos professores de acordo com seu tempo de serviço público e qualificação profissional, promovendo uma valorização justa e necessária dos docentes, para desachatar a tabela da rede estadual de Educação.

Para secretário Aristides Cimadon, mais um compromisso cumprido pelo Governo Jorginho Mello em dar aos que estão há mais tempo na profissão um ganho maior do que os que estão começando:

SONORA

Outro ponto central do projeto é o compromisso do governo estadual de aplicar 100% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no pagamento dos professores, garantindo que essas verbas destinadas à Educação sejam totalmente direcionadas à valorização profissional.

A medida atende a uma demanda histórica dos profissionais da educação catarinense. Essa é a primeira vez desde a criação do Piso Nacional da Educação, em 2008, que uma solução efetiva para o problema do achatamento da tabela salarial.

O Projeto de Lei visa a implementação de um modelo de remuneração inovador para os profissionais da educação da rede estadual de ensino de Santa Catarina, com foco na tabela salarial, que será descompactada em cerca de 10%.

Atualmente, a progressão na carreira ocorre por mérito ou tempo de serviço, mas sem uma diferenciação substancial para aqueles que buscam aprimoramento acadêmico.

O novo modelo valoriza a meritocracia, incentivando os professores a se qualificarem, através de mestrados, doutorados e outros cursos de especialização, alinhando a remuneração à melhoria contínua da qualidade do ensino oferecido na rede pública.

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