Esta quarta, dia 13 de março, é o Dia Estadual de Conscientização sobre Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida por ELA.
A data serve para reforçar a conscientização em relação à doença e a busca por atendimento personalizado.
Em Santa Catarina, 510 pessoas que possuem o diagnóstico dessa doença rara, cadastradas na Secretaria Estado Saúde, fazem uso de medicamentos e realizam tratamentos pelo SUS.
Santa Catarina tem uma Linha de Cuidado para Pacientes com Doenças Raras com atuação nos 295 municípios com serviços na Atenção Básica e na Especializada. A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma das 22 doenças raras prevalentes no estado.
A doença caracteriza-se pela deterioração progressiva das células nervosas que iniciam o movimento muscular.
Como resultado, os músculos se deterioram, enfraquecem e deixam de funcionar normalmente, tornando os movimentos rígidos e cada vez mais difíceis de serem realizados.
A responsável pelo Serviço de Doenças Raras do Estado, Geyza Regina Domingos Mello, dá mais detalhes sobre a doença e explica os tratamentos oferecidos pelo SUS para amenizar os sintomas, já que é uma patologia sem cura:
SONORA
O post Governo do Estado fornece tratamento a mais de 500 pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.