O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres do conselho fiscal da Caixa Loterias. O processo foi finalizado na última terça-feira (10), segundo a Caixa Econômica Federal.
A exoneração acontece após o ataque aos Três Poderes, ocorrido no último domingo (8). Torres é investigado por sua atuação à frente da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal — que era responsável pela área tomada pelos atos criminosos.
O ex-ministro foi retirado do conselho antes de a Polícia Federal (PF) divulgar que havia encontrado uma minuta de decreto para interferência no resultado das eleições em sua casa. A proposta foi revelada na última quinta-feira (12).
A saída de Torres do conselho fiscal foi oficializada por meio de uma assembleia extraordinária de acionistas. Ele havia assumido o cargo em março de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
O conselho fiscal, órgão permanente de fiscalização, é formado por três nomes efetivos e respectivos suplentes. Um dos membros é indicado pelo governo federal, como representante do Tesouro Nacional; e os outros dois, pelo acionista controlador.
Fonte: CNN Brasil