Helicóptero da Polícia Militar foi fundamental no transporte do órgão que salvou uma vida nesta sexta-feira (25)
Com agilidade e um trabalho integrado, a SC Transplantes e a Polícia Militar atuaram de forma conjunta para viabilizar o transporte de um coração para ser transplantado no peito de um paciente de Blumenau, no Vale do Itajaí. O voo que salvou uma vida aconteceu durante esta sexta-feira (25).
No transporte, foi solicitado o apoio do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, que viabilizou a recepção do coração que seria doado, na cidade de Tubarão, no Sul Catarinense, e seu transporte até a maior cidade do Vale do Itajaí.
O trajeto de aproximadamente 270 quilômetros por via terrestre iria levar cerca de 5 horas, segundo as equipes, inviabilizando toda a missão. O coração possui um tempo de isquemia de 4 horas, ou seja, período que o órgão pode suportar sem fornecimento sanguíneo.
Helicóptero concluiu a missão em 45 minutos
A equipe médica também foi transportada no voo e, de acordo com a Polícia Militar, toda a missão durou apenas 45 minutos. Os profissionais de saúde já estavam no heliponto do hospital de Blumenau onde o receptor aguardava para os devidos procedimentos quando o helicóptero com o coração chegou, concluindo a missão com sucesso.
Fonte: ND+