O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) encerrou o ano de 2023 com um crescimento significativo de 4,1% nas doações de sangue em comparação com o ano anterior. Esse aumento foi impulsionado por campanhas de conscientização que contaram com a expressiva adesão da sociedade catarinense.
Mesmo diante de desafios como as enchentes, a solidariedade dos catarinenses possibilitou atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas do estado. Esse apoio crucial não apenas supriu as demandas, mas também viabilizou a realização de cirurgias eletivas, contribuindo para a redução das filas.
A diretora do HEMOSC, Patrícia Carsten, destaca a importância das doações: “Cada doação de sangue contribuiu para a redução das filas de cirurgias eletivas”. Durante o ano de 2023, o HEMOSC registrou 160.597 candidaturas de doação de sangue, com 135.166 efetuando a doação, incluindo 5.123 doações de plaquetas por aférese.
Além disso, mais de 52% dos doadores repetiram o ato pelo menos duas vezes ao longo do ano, evidenciando a consciência da população catarinense sobre a importância da doação de sangue como um gesto de generosidade e cidadania.
O presidente da Fundação de Apoio ao HEMOSC e CEpon (FAHECE), Dr. Alvin Laemmel, ressalta que, mesmo com os avanços tecnológicos, nada substitui o sangue humano. Ele destaca o compromisso contínuo dos catarinenses: “Para que isso seja possível, precisamos garantir qualidade, mas também o compromisso dos catarinenses que são fundamentais neste ato de solidariedade que é a doação”.
Fonte: ClicRDC