Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Quilombo/SC, foi mobilizada na noite deste sábado, por volta das 19h, para atender a uma ocorrência de resgate de pessoa em torre de telefonia, na Avenida Getúlio Vargas, no município de Formosa do Sul/SC.
Os socorristas solicitaram apoio à guarnição de São Lourenço do Oeste e a Polícia Militar de Formosa do Sul. Ao chegar no local, foi constatado uma torre com aproximadamente 40 metros de altura e no topo havia um homem, maior, com histórico de esquizofrenia, ameaçando de pular.
Primeiramente, a guarnição realizou uma tática de abordagem em solo estabelecendo diálogo com a vítima. Por diversas vezes o homem se projetava para fora da estrutura metálica da torre. Após algum tempo de conversa, a guarnição conseguiu convence-lo a permitir que a guarnição se aproximasse dele em cima da torre.
Dois bombeiros realizaram a escalada até metade da torre, e a vítima solicitou que a guarnição parasse de se aproximar, novamente foi iniciado o diálogo. Por aproximadamente uma hora e meia tentaram convence-lo para que permitisse a aproximação da guarnição, mas sem sucesso, pois ele ameaçava pular se caso a equipe continuasse a escalada.
A vítima solicitou a presença de uma conselheira tutelar no local, e disse que desceria por conta própria até metade da torre onde estavam os dois bombeiros.
Foi continuado o diálogo, realizado a ancoragem da vítima para evitar queda e na sequência um bombeiro que estava no solo escalou a torre levando materiais para realização de uma decida segura. Foi montado um sistema de linha de vida, realizado a segurança da vítima por dois bombeiros, e um o acompanhou na decida até o solo.
Segundo o que foi informado aos socorristas, a vítima possui histórico de tentativa de suicídio. Nesta mesma semana já se colocou em situação semelhante em outra cidade do estado onde também recebeu atendimento.
A conselheira tutelar acompanhou o deslocamento da guarnição conduzindo o homem até a residência. Ele foi deixado aos cuidados dos familiares, e assinaram a ficha de recusa de encaminhamento ao hospital.
Fonte: Peperi
Foto Ilustrativa: Vecteezi