A Polícia Civil, por meio equipe da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Chapecó, investiga uma notícia de crime envolvendo uma mulher adulta que teve conteúdos íntimos seus veiculados por meio da rede mundial de computadores, sem o seu consentimento.
Segundo apurado, o investigado teria efetuado as referidas postagens utilizando-se de um perfil falso na rede social Instagram, além de enviar os registros a familiares e amigos próximos da vítima.
Por meio das diligências investigativas, a equipe da DPCAMI de Chapecó, rastreando os dados coletados, logrou êxito em identificar o autor como sendo o ex-companheiro da vítima, o qual não se conforma com a separação.
Essa conduta caracteriza o que chamamos de “pornografia da vingança” (revenge porn), ou seja, alguém, inconformado com algo, com o intuito de se vingar e constranger, expõe a vítima nas redes sociais.
É um crime grave, que prevê crime de 1 a 5 anos de reclusão, razão pela qual a Polícia Civil alerta para a necessidade do uso consciente da internet, considerando que, atualmente, há inúmeras diligências que possibilitam o rastreio de dados e a consequente identificação e responsabilização de autores de condutas criminosas como essa.