O homem informou aos bombeiros que foi picado no dia anterior por uma cobra
Um homem, de 27 anos, precisou ser encaminhado ao hospital depois de ser picado por uma cobra em Blumenau. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a vítima foi picada no dia anterior, mas chamou os socorristas nesta quarta-feira (6).
O homem não soube informar a espécie e nem características do animal. De acordo com os socorristas, a perna esquerda da vítima estava bastante inchada, com sinais de gangrena.
Ele também tinha uma marca de picada de cobra no segundo dedo do pé esquerdo. O homem foi conduzido pela viatura de resgate do Corpo de Bombeiros Militar ao pronto socorro do Hospital Santa Isabel.
Conforme atualizações da instituição hospitalar, o paciente precisou ser encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seu estado é estável.
O que fazer em caso de picada de cobra?
Santa Catarina conta com unidades de saúde preparadas para oferecer tratamento específico, incluindo o soro antiveneno, fundamental na redução da mortalidade em acidentes com serpentes.
Os primeiros passos recomendados em caso de picada de cobra são:
- Lavar o local da picada com água e sabão;
- Encaminhar a vítima ao serviço médico/hospitalar mais próximo;
- Se possível, tirar uma foto em boa resolução do animal que causou a picada, o que pode ser útil no diagnóstico e tratamento.
Sintomas da picada de cobra
Os sintomas podem variar de acordo com a espécie. Em Santa Catarina, mais de 90% dos acidentes envolvem serpentes do gênero Bothrops, como jararacas.
Os sintomas incluem:
edema;
dor intensa;
sangramentos consideráveis.
Já as picadas das serpentes do gênero Crotalus (cascavel) e Micrurus (coral-verdadeira) apresentam sintomas neurotóxicos, que podem resultar em insuficiência respiratória.