Na manhã de quinta-feira (23), a Delegacia de Polícia da Comarca de Xanxerê (SC), sob coordenação do Delegado Elder Arruda Chaves, deflagrou a Operação “Galo da Madrugada”, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão e efetuando a prisão em flagrante de um homem por posse irregular de arma de fogo.
A ação policial teve como origem uma investigação iniciada em abril deste ano, quando a Polícia Civil localizou uma rinha de galos clandestina no município de Xanxerê (SC). Com base nas evidências coletadas à época, o Setor de Investigação da DPCo continuou as apurações, resultando em uma nova representação da Autoridade Policial ao Poder Judiciário. O objetivo era localizar armas de fogo e outros elementos relacionados ao crime de maus-tratos contra as aves.
A operação contou com o apoio de policiais civis de diversas unidades, incluindo a Divisão de Investigação Criminal, Delegacia de Proteção à Mulher (DPCAMI), Delegacia de Bom Jesus, Delegacia da Comarca de Xaxim, Núcleo de Operações com Cães da 16ª DRP de Xanxerê, Delegacia de Furtos e Roubos de Chapecó e Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio – CAOAGRO. Os mandados foram cumpridos em diversos bairros de Xanxerê e na localidade de Pequena, interior de Chapecó.
Durante a operação, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) acompanhou os policiais civis, fiscalizando e controlando os animais localizados. Ao todo, foram encontrados 150 galos de briga, resultando na lavratura de quatro termos circunstanciados por maus-tratos aos animais.
Em Chapecó, além dos animais, foi apreendida uma arma de fogo, resultando na prisão em flagrante do responsável pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. O detido foi encaminhado para a Central de Plantão Policial de Chapecó, sendo liberado após o pagamento de fiança.
Fonte: ClicRDC