Na tarde da última terça-feira (10), por volta das 17h, a guarnição da Polícia Militar de Águas de Chapecó, recebeu informações de que um veículo Hyundai/HR estaria carregado com cigarros contrabandeados e que um Toyota/Corolla estaria fazendo a função de “batedor.
Ao visualizar os referidos veículos, os policiais tentaram realizar a abordagem. Então, o Corolla acelerou e passou direto, já a HR desobedeceu às ordens de parada e o bloqueio, realizado por duas viaturas na pista. Os policiais tiveram que sair da frente para não serem atropelados, pois o condutor acelerou o carro em direção aos agentes.
Nesse momento, as duas viaturas da Polícia Militar, bem como uma viatura da Polícia Federal, seguiram em acompanhamento da HR que se evadiu por cerca de cinco quilômetros em direção a barragem Foz do Chapecó, momento em que perdeu o controle da direção e saiu da pista em uma área de mata. Quando parou, o condutor correu em direção a uma área de mata, sendo perseguido pelos policiais, até se deparar com o Rio Chapecó, onde pulou na água e tentou nadar para fugir, sendo que nadou aproximadamente 20 metros e voltou alegando exaustão e que iria se entregar.
No veículo abandonado foram encontrados 42 caixas de cigarro contrabandeados, que segundo o condutor, seriam transportados para a cidade de Chapecó. Já o Corolla foi abordado na Linha Gramados em Águas de Chapecó.
Dos autores, um de 29 e outro de 65 anos, ambos são residentes da cidade de Erechim, no Tio Grande do Sul. Com eles foram encontrados dois celulares e uma carteira, com 384 reais, e mais 1.691 reais. Os homens, objetos, carga e veículos foram conduzidos e entregues na Delegacia da Polícia Federal de Chapecó.