A Delegacia de Polícia da Comarca da Fronteira de Xaxim deflagrou a terceira fase da operação Lei e Ordem, tendo cumprido seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. A ação contou com apoio da DIC de Xanxerê, das Delegacias de Polícia de Xanxerê e de Abelardo Luz e do Núcleo de Operações com Cães.
Durante a diligencia no bairro Santa Terezinha, foram apreendidos um colete balístico, um revólver e seis munições de calibre 12 gauge, além de objetos de interesse investigativo. Desta forma, um jovem de 23 anos foi preso em flagrante pela prática dos crimes previstos nos arts. 12 e 16 do Estatuto do Desarmamento.
Também foi dado cumprimento a dois mandados de prisão preventiva em desfavor de outros dois homens, de 23 e 24 anos no Loteamento Ferrazzo. Estes, em razão do envolvimento com o comércio ilegal de armas de fogo e de drogas.
A terceira fase da Operação Lei e Ordem visou combater justamente a venda ilegal de arma de fogo, tendo sido preso um dos principais fornecedores de armas de fogo da região, que, inclusive, fornecia armamento para a prática de homicídios.
A Primeira Fase da operação Lei e Ordem da Polícia Civil fora desencadeada em dezembro de 2021 visando coibir o comércio ilícito de drogas praticado por membros de organizações criminosas. Ao total, a Operação Lei e Ordem já culminou na prisão de mais de onze pessoas, a maioria pela prática de crimes hediondos ou equiparados.