A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), que administra o Hospital Regional do Oeste (HRO) há 27 anos, celebrou uma conquista histórica nesta quarta-feira, 27 de novembro. O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou o credenciamento do HRO como centro de referência de Alta Complexidade em Cardiologia, um sonho de mais de 16 anos da instituição.
A medida visa evitar que pacientes de Chapecó e região precisem se deslocar para outras cidades em busca de tratamento especializado para doenças cardíacas.
Em evento realizado nas dependências do HRO, o governador destacou a importância dessa conquista para a população do Oeste catarinense. “O hospital vive uma nova fase. Hoje estamos aqui para mais alguns anúncios e sei que estão fazendo bem os deveres de casa. Eu quero que quem ganhe com isso sejam as pessoas. Esse credenciamento é um sonho de mais de 15 anos, e com isso, o hospital ficará melhor preparado para atender mais rápido e com mais qualidade”, afirmou Jorginho Mello.
Atualmente, a Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Cardiologia conta com oito unidades espalhadas por Santa Catarina, sendo que a única unidade no Oeste até então era em Xanxerê. O credenciamento do HRO, portanto, representa um avanço significativo no acesso ao atendimento especializado para a região.
Douglas Braun, Secretário da Diretoria Executiva da ALVF, ressaltou a importância dessa conquista: “Este anúncio nos traz enorme satisfação. Ele demonstra que contamos com um Governador e Secretário de Saúde sensíveis às demandas da nossa região. É um passo importantíssimo para o atendimento de qualidade das necessidades da população regional, uma grande vitória para todos nós”.
Além do credenciamento em Cardiologia, o Governador também anunciou melhorias estruturais para o hospital. Serão investidos R$ 4,8 milhões na aquisição de um novo aparelho de ressonância magnética e R$ 2 milhões para a impermeabilização da cobertura do hospital.
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou a relevância da parceria entre o HRO e o Governo do Estado, que traz benefícios para toda a população da região. “O Hospital Regional atende mais de 100 municípios e, com o apoio do governador, temos conseguido avanços significativos na melhoria do atendimento. O hospital está sendo revitalizado para que possamos oferecer o devido cuidado à população do Oeste”, afirmou Demarchi.
O HRO atende atualmente cerca de 1,5 milhão de pessoas em 132 municípios da região, com uma estrutura de 306 leitos, incluindo UTIs Adulto, Pediátrica, Neonatal e unidades de cuidado intermediário. Mais de 92% dos atendimentos realizados são via Sistema Único de Saúde (SUS).
Mauro Damo, presidente da ALVF, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado para a realização de melhorias contínuas. “A parceria com o governo estadual nos dá a segurança de planejar e executar melhorias, o que nos permite oferecer um atendimento cada vez melhor à população. Estamos confiantes de que, com essa colaboração, o HRO será o melhor hospital de Santa Catarina”, afirmou Damo.
Com a nova fase de melhorias e o credenciamento em Cardiologia, o Hospital Regional do Oeste se consolida como uma referência no atendimento de alta complexidade no Oeste catarinense.