Um velório acabou de forma inusitada no Equador. Uma idosa de 76 anos, que havia sido declarada morta por parada cardiorrespiratória, acordou dentro do caixão enquanto era velada, na cidade de Babahoyo. As informações foram relatadas pelo filho da vítima, Gilber Rodolfo Balberán Montoya, na noite deste domingo (11). A família teve que pedir doações para poder comprar o caixão.
Em vídeo divulgado pelo Twitter, a idosa, chamada Bella Montoya, está deitada de lado e respira com dificuldade, enquanto recebe o auxílio de dois homens não identificados. Montoya foi encaminhada para o mesmo hospital em que foi dada como morta e está na UTI, com auxílio de aparelhos respiratórios e sob supervisão médica.
De acordo com informações da mídia local, acredita-se que a idosa tenha sofrido uma catalepsia, condição responsável por causar rigidez pelo corpo e gerar uma paralisação da cabeça e de outros membros.
“Minha mãe está no oxigênio. O coração dela está estável. O médico apertou a mão dela e ela reagiu; eles me dizem que isso é bom, porque significa que ela está reagindo aos poucos”, disse Gilber ao jornal equatoriano El Universo, que também aponta negligência no hospital. A instituição não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: SCC10