Um idoso de 83 anos morreu ao ter a cabeça esmagada dentro de um elevador em um lar de idosos de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina. O caso aconteceu por volta das 19h45min da noite de sexta-feira (17), quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para o atendimento pois o idoso estaria em pânico preso no elevador.
No local, os bombeiros se depararam com o idoso morto prensado entre a plataforma do elevador de acessibilidade e o segundo piso do prédio, sendo a causa aparentemente de um acidente. Uma testemunha relatou ter conduzido o idoso em uma cadeira de rodas até o elevador de acessibilidade para encaminhar o paciente ao seu quarto no piso superior, haja vista seu estado nervoso alterado.
A mulher disse que fechou a porta do elevador e o acionou pois a sua companheira de trabalho o aguardava no segundo piso, quando percebeu que o paciente caiu e ficou com a cabeça entre a plataforma e o piso. A testemunha ainda relatou que a cuidadora que o aguardava no piso superior tentou baixar a plataforma, mas não teve êxito.
O supervisor técnico da empresa do elevador relatou que recebeu uma ligação da casa geriátrica por volta das 18h45min, em que informaram do ocorrido e solicitaram que fosse até o local para destravar a plataforma. O técnico também afirmou que a manutenção preventiva do elevador estava em dia, mas que a casa está com os pagamentos da manutenção atrasados e, que mesmo por isso, não por isso deixaram de prestar os serviços.
O responsável pelo lar de idosos esteve no local e afirmou que estava em casa no momento do acidente e que se dirigiu para o estabelecimento assim que foi avisado. A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionados na ocorrência.
Fonte: SCC10