Marema – A vacinação contra a gripe H1N1 começou para os idosos. Em Marema, profissionais de saúde estão percorrendo o município para aplicar o medicamento na casa de cada pessoa. A meta é evitar aglomerações e garantir a imunização de todos. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o município possui mais de 560 pessoas com mais de 60 anos.
A Secretária de Saúde, Jaquelini Moro, explica que o município está recebendo o medicamento através de lotes. “Com o primeiro lote de vacinas que recebemos do Governo do Estado, imunizamos os idosos da área urbana, onde existe uma maior proximidade de moradores e todos os pacientes acamados do município. Agora, com os próximos lotes, nós vamos percorrer as comunidades do interior. Assim que recebermos mais doses do medicamento, o trabalho seguirá. Todos os idosos vão receber a vacina,” afirma.
A vacinação contra o H1N1 não é eficaz no combate ao coronavírus, no entanto, a imunização é fundamental, pois garante a proteção principalmente das pessoas com a saúde mais frágil. Além disso, a imunização auxilia os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.
Em Marema, idosos e demais pacientes que fazem o uso contínuo de medicamentos, também estão recebendo os remédios em casa. A medida também visa evitar a aglomeração de pessoas na Unidade de Saúde. Até o momento, o município não conta com nenhum caso suspeito ou confirmado do coronavírus. Informações complementares, pelo telefone 3354-0222.