Por volta do meio-dia desta segunda-feira, 10, a igreja Matriz de São Mateus do Sul sofreu um ataque de vandalismo. Vinte e oito imagens de santos e santas, incluindo da padroeira da paróquia, Nossa Senhora da Assunção, e a imagem histórica de Nossa Senhora das Graças, foram quebradas.
“Perto do meio-dia ouvimos um barulho como se fosse uma batida, então o secretário da paróquia me chamou e nos deparamos com todas as imagens quebradas” conta o vigário paroquial, Diego Ronaldo Nakalski.
A igreja Matriz de São Mateus fica aberta todos os dias da semana, é fechada apenas na quarta-feira para limpeza. Os paroquianos acreditam que as portas da igreja foram fechadas pela pessoa que quebrou as imagens. Apenas o sacrário, as imagens dos anjos e a cruz do altar permaneceram intactas.
Ainda não se sabe quem, nem quantas pessoas praticaram o ato de vandalismo. Imagens de câmeras de segurança serão consultadas e um boletim de ocorrência foi registrado.
NOTA DE REPÚDIO
A Assembleia de Deus de São Mateus do Sul (ADSAMAS) emitiu uma nota repudiando os atos de vandalismo.
“A Assembleia de Deus de São Mateus do Sul (ADSAMAS) vem repudiar veementemente qualquer ato de vandalismo! Em especial ao ataque sofrido contra a igreja católica (Matriz) de nossa cidade! Respeitamos todas as crenças e fé existentes da sociedade”. Diz a nota.
Pelas redes sociais a diocese de União da Vitória, lamentou o ocorrido e destacou que a paróquia de São Mateus é a mais antiga, das três que existem na cidade.
Fonte:JMais
Fotos: Diego Nakalski