Foto: Divulgação/IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), participou do 2º Fórum Regional do Turismo Encantos do Sul, em Criciúma, realizado na última terça-feira, 5, com o objetivo de apresentar as formas de apoio que tem empenhado para contribuir com a implementação dos circuitos de cicloturismo no Estado.
O apoio do Instituto aos circuitos ocorre de muitas formas, especialmente, pela iniciativa do IMA em adotar o padrão de sinalização da Rede Nacional de Trilhas e Conectividade como modelo que já está sendo implantado, gradativamente, em muitas trilhas que perpassam pelas Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo Instituto.
“Esse é um trabalho importante que vem sendo conduzido pelos servidores do Instituto e instituições parceiras com o propósito de conectar as áreas protegidas aos circuitos de cicloturismo e demais iniciativas que promovam a educação ambiental, o engajamento comunitário, o turismo responsável e o desenvolvimento sustentável de forma ordenada”, comenta presidente do IMA, Sheila Meirelles.
No evento, a bióloga do IMA e diretora regional da Rede Trilhas em SC, Adriana Nunes, apresentou como os processos de implantação e regulamentação da sinalização da Rede Trilhas nas Unidades de Conservação Estaduais é desenvolvido, e também, as trilhas que já estão consolidadas em áreas naturais federais, estaduais e municipais e que já impactam positivamente as rotas do cicloturismo.
Foto: Divulgação/ IGR Encantos do Sul
“Em 2021 o estado de Santa Catarina instituiu por meio de Lei, o Programa Estadual de Incentivo ao Ciclismo de Montanha nos Parques do Estado de Santa Catarina e em trilhas, localizadas em áreas públicas em seu entorno, desde então, temos desenvolvido ações e parcerias para consolidar as rotas de cicloturismo em Santa Catarina, que atualmente, possui 10 circuitos e envolvem mais 100 municípios catarinenses”, comentou Adriana.
Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí
Foto: Divulgação/ IGR Encantos do Sul
Durante o Fórum, Paulo Cadallóra, coordenador de projetos do Instituto Alouatta, instituição parceira do IMA, também apresentou o Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí, que fica localizado na área de entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo IMA.
Esse foi um Circuito aprovado em 2021 pelo edital da FAPESC/INOVATUR, ficando entre as 16 propostas mais inovadoras do estado. A partir daí foram vários meses de acompanhamento técnico, através de mentorias e orientações, possibilitando que o projeto se transformasse em um produto ofertado ao mercado.
São 166,5 km divididos em quatro trechos, entre os municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Morro Grande. Poderia ser apenas mais um circuito de cicloturismo, mas foi o primeiro no entorno de uma unidade de conservação, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, aliando conservação, geração de emprego e renda e qualidade de vida para todos.
O coordenador da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Joel Casagrande e o biólogo do IMA, Juliano de Mattos Emmerick, que atuam na unidade, também estavam presentes no evento.
No site www.cicloturismorotasdoaguai.com.br além dos trechos, também é possível acessar os serviços de hospedagem e gastronomia do lugar, garantindo que o passeio seja seguro e acessível para todos os públicos desde os mais aventureiros até famílias.
Sobre o Fórum
O 2º Fórum Regional de Turismo, reuniu autoridades, especialistas e empreendedores do setor para discutir estratégias de desenvolvimento do turismo regional com o objetivo de fortalecer o turismo em diversas cidades da região, promovendo discussões sobre oportunidades e boas práticas para o setor.
O evento foi organizado pela IGR Encantos do Sul em parceria com AMREC, AMUREL, EPAGRI, SESC e SENAC, contou com o apoio de instituições como Sebrae e Unesc, e a correalização da ACIC e ACIT, além do apoio do Governo de Santa Catarina e de diversas empresas comprometidas com o fortalecimento do turismo catarinense.
O post IMA apresenta ações de apoio aos circuitos de cicloturismo em fórum regional realizado no Sul do estado apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.