IMA inicia monitoramento semanal de balneabilidade e amplia coleta em 82 pontos a partir de outubro
A partir de outubro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), iniciará o monitoramento semanal da balneabilidade dos 238 pontos do programa com aumento da frequência das coletas em 82 pontos.
Às segundas e terças-feiras, será realizada a primeira coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados pelo Instituto.
Nas quartas-feiras, ocorrerá a segunda coleta em pontos distribuídos em Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú (Praia Central) e a Rota Norte Florianópolis.
Já nas quintas-feiras, será a vez da segunda coleta em pontos distribuídos em Itajaí, Penha, Navegantes, Governador Celso Ramos, e repetição da coleta em Balneário Camboriú (10 pontos da Praia Central) e na Rota Norte Florianópolis (26 pontos de Jurerê, Canasvieiras e Ingleses) que terão três coletas semanais.
Segundo o gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, o aumento no número de coletas semanais foi uma determinação do governador Jorginho Mello, junto a órgãos parceiros para uma resposta mais rápida sobre pontos de contaminação:
SONORA
No site, https://balneabilidade.ima.sc.gov.br as informações serão atualizadas automaticamente e todo cidadão poderá acompanhar as datas das últimas coletas e os resultados mais atualizados do ponto do seu interesse ao clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa.
O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
Às sextas-feiras, a assessoria de comunicação do IMA continuará divulgando o release com o balanço da semana consolidado.
O post IMA inicia monitoramento semanal de balneabilidade e amplia coleta em 82 pontos a partir de outubro apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.