O pico do rio Itajaí-Açu atingiu 13,04 metros às 00h40 deste sábado (18), de acordo com a Defesa Civil de Rio do Sul. A enchente já é considerada a segunda maior da história da capital do Alto Vale do Itajaí, ficando para trás apenas para a cheia registrada em 1983, quando o rio que corta a cidade alcançou a marca de 13,58 metros.
Na manhã deste sábado (18), o rio começou a baixar lentamente e na leitura das 9h estava em 12,78 metros, mas a Defesa Civil mantém o alerta de chuva, com volumes que podem variar de 20 a 30 milímetros em Rio do Sul. A cota de inundação permanece de 13,5 metros e a cota de atenção para 14 metros.
Nesta sexta-feira (17), o município emitiu um novo decreto de estado de calamidade pública. O município busca recursos para reconstrução de prédios públicos e estrutura pública como vias, pontes, praças, parques e outros locais de uso da comunidade, além de facilitar o acesso de crédito às empresas.
A Defesa Civil de Rio do Sul registrou ao menos 56 ocorrências no município, causadas pela chuva entre quinta e sexta-feira. O município teve em torno de 40 deslizamentos de terra, além de quatro quedas de árvores, duas quedas de muros, quatro notificações por rachaduras em paredes e enxurradas.
Cinco casas foram interditadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira (17), sendo três no Boa Vista e duas no Laranjeiras. A rua Humaitá, também no Boa Vista, está fechada para a passagem de veículos por apresentar fissuras.