Implantes dentários: 7 mitos e verdades que você precisa saber

O implante dentário é um tratamento que, como sugere o nome, visa substituir um ou mais dentes ausentes. Além da melhora na função estética, esses implantes podem devolver a função mastigatória.

No entanto, muitas dúvidas surgem a respeito desse procedimento. Confira alguns mitos e verdades sobre o procedimento elencados pelo Dr. Jean Schild, cirurgião especialista em implantodontia que atua na Odonto Excellence de Xaxim.

É possível fazer implantes dentários sem cortes

Mito. Existe uma técnica chamada de “implante sem corte”, mas que ainda assim necessita de um leve corte por onde passará o implante. E, além disso, esse procedimento não pode ser utilizado em todos os pacientes e, antes de saber se o paciente está ou não apto, é necessário que seja feita uma avaliação clínica e tomográfica.

Somente idosos realizam o procedimento

Mito. O implante é indicado para qualquer pessoa, de qualquer idade, que tenha sofrido perda dentária. No entanto, é necessário ter saúde bucal e sistêmica em dia e ter o crescimento ósseo finalizado – o que ocorre, em média, após os 17 anos de idade.

O implante pode ser rejeitado pelo organismo

Mito. O material do implante, o titânio, integra-se facilmente ao osso. Casos de insucesso são raros e estão mais relacionados à problemas na cirurgia, pós-operatório ou na qualidade do osso do que problemas relacionados à prótese.

Por ser um dente artificial, não é necessário higienização

Mito. Por estar instalado na gengiva e no osso, a higienização é fundamental e a saúde bucal deve estar sempre em dia.

É possível se alimentar normalmente após o implante

Verdade. Aliás, esse é o objetivo: devolver a função mastigatória. Logo após a cirurgia o paciente deve seguir algumas restrições alimentares, por conta da cicatrização, mas depois a alimentação poderá ser feita normalmente.

Qualquer pessoa pode fazer o implante dentário

Mito. É necessário antes passar por uma avaliação para averiguar se o espaço entre os dentes, a abertura da boca e as condições de saúde bucal e de saúde geral estão aptas para o procedimento. Dessa forma, são solicitados alguns exames de imagem que indicam se o implante encaixa no osso.

Após a perda de um dente, o implante deve ser colocado o quanto antes

Verdade. Com o passar do tempo, se o implante não for colocado, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação da nova raiz. Dessa forma, pode ser necessário a realização de um enxerto ósseo.

Quem quiser saber mais sobre o assunto ou marcar uma consulta para conhecer o procedimento e entender se é indicado para você, é só clicar aqui no link http://bit.ly/odontoxaxim

☎ (49) 2020-8332 ou 📲WhatsApp (49) 99836-0838
📍 Rua Rio Grande, 835 – Centro (Próximo ao Shopping do Real e Banco do Brasil) – Xaxim/SC

Responsável Técnica Silvia Castagna Heinzen – CRO 9876 – EPAO 2806

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
3Gostei0Amei0Haha0Hum0Triste0Raiva

0 Comments

Deixe um comentário