Um incêndio atingiu uma área de mata do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça, próximo à reserva indígena do Morro dos Cavalos, nesta sexta-feira (15). O fogo atingiu uma área de cerca de 3 mil metros quadrados e foi controlado após 2h30 de atuação do Corpo de Bombeiros.
A corporação relatou que o acesso até o local foi difícil por conta do trânsito intenso na região, em ambos os sentidos da BR-101. Ao chegar no local da ocorrência, as equipes verificaram que não seria possível extinguir as chamas com o uso dos equipamentos presentes no caminhão, já que o veículo não conseguia acessar a área que estava em chamas.
O terreno era bastante acidentado e com vegetação média para alta, o que dificultou o trabalho dos bombeiros. Assim, foi feito o combate com batedores, abafadores e bombas costais.
As chamas se concentraram em quatro focos principais, que estavam se espalhando de forma rápida por conta do vento e do terreno íngreme. O fogo foi controlado pelas equipes, com apoio de uma viatura e dois voluntários da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Não houve vítimas nem residências atingidas pela incêndio. O relatório dos bombeiros destaca que ainda não é possível identificar as causas do incêndio.
NSC